-
Comandante do Itagiba - João Ricardo Nunes João Ricardo Nunes era o comandante do navio Itagiba no momento do torpedeamento.
-
Sobreviventes do Itagiba Náufragos do Itagiba com o salva-vidas que usaram para se salvar.
-
vista do navio Itagiba Sob o comando do capitão José Ricardo Nunes, o Itagiba transportava 179 pessoas, sendo 60 tripulantes e 119 passageiros. Ao todo, 41 pessoas faleceram e 138 sobreviveram. Relatos que alguns sobreviventes, como o de José Ricardo Nunes e o do médico Helio Veloso, primeiro sobrevivente que chegou à Bahia, contribuíram para o entendimento de como ocorreu o torpedeamento do Itagiba, que foi socorrido por outra embarcação agredida pelo U-507, o Arará.
-
Navio Itagiba O Itagiba também foi atacado pelo U-507. A embarcação saiu do porto do Rio de Janeiro no dia 13 de agosto de 1942 com destino a Recife (PE), com escalas programadas nas cidades de Vitória (ES) e de Salvador (BA). Foi justamente após essa segunda parada, quando navegava em direção ao estado de Sergipe, na altura do povoado conhecido por Morro de São Paulo (BA), que o navio foi atingido pelo submarino alemão em 17 de agosto de 1942 às 10h49min da manhã.